Like it?!

domingo, 15 de agosto de 2010

Jogo dos 3 erros [de gramática]!

Hohopa!

Sejem tudos vosseis bem vindos para esse novo post!

Tem horas que estamos conversando com alguém, assistimos a uma reportagem, ouvimos no trem, no busão, em qualquer lugar: erros de português.

Serio, às vezes até dói de tão errado foi.




Por isso, juntei alguns erros mais comuns que a galera fala por ai. Como eu não sei se você vai ler até o final, eu deixei uns absurdos em primeiro lugar.

Sério, se você se identificar com ao menos 3 desses erros, pare de ler... não quero você aqui!!! hahahah



Substantivo MASCULINO!!! Por favor, não fale que ficou com "uma dó"!!

De encontro / ao encontro
'AO encontro de' é utilizado em uma situação favorável, como na frase “Sua oferta vai ao encontro de minhas expectativas. Aceito!”
'DE encontro a' indica uma situação de oposição, como no exemplo “Seus interesses vão de encontro aos meus. Não dá certo!”

Entre você e eu
As pessoas falam tanto "mim" [pra mim fazer] que, justamente quando elas deveriam falar 'mim', elas falam 'eu'.
Essa é a única vez onde você se coloca antes das pessoas e usa o 'mim', portanto...
Por exemplo: "Fique fora, pois isso é entre mim e ele"!


Proibida entrada
Tá errado!!! Falta o artigo: proibida a entrada. Não havendo o artigo, o correto é Proibido entrada!

Seje
Não vou falar nada.... seje??? Se você fala seje, vai embora agora!

Preferir.... do que ...
Preferia ir "do que" ficar. Prefere-se sempre uma coisa a outra: Preferia ir a ficar. É preferível segue a mesma norma: É preferível lutar a morrer sem glória.

Aonde
Aonde é a contração de "para onde", ou seja, significa direção, como em: aonde você vai?
Mas, se você perdeu alguma coisa, por favor, pergunte ONDE está!

Meia
Use "meia" somente para se referir a uma metade ou àquilo que você veste no pé! Mulheres [principalmente] não digam: hoje estou meia confusa.... MEIO!!!!!!!!

Se eu ver
A maioria conjuga errado.. o correto é vir! Se eu o vir, aviso!

Todo mundo
As pessoas esquecem do artigo "o". O certo é todo o mundo!

Não vou entrar nos gerúndios, erros graves de concordância ou pronúncia.... acho que assim já está bom, né??? Apesar que existem muitos outros graves... que dói só de ouvir!

Menas
Se você fala "menas" eu vou te dar um soco!! MENOS, porra!!!



Vamos ver agora quantos chegaram até o fim... uma pequena enquete:


Quantos dos erros acima você cometia sem saber???


Por favor, comente tua resposta (pode ser anônimo se você se sentir mais confortável.







2 comentários:

  1. André... tá fazendo "bico" de revisor por acaso?
    To com medo até de comentar no seu blog. =*

    ResponderExcluir
  2. Parei de ler no "seje" qdo vc me mandou ir embora hahaha zuera, alguns desses erros realmente são mto comuns de se ver, além de grotescos. O que tenho visto mto a galera escrever na net eh MAIS ao invés de MAS.. triste!

    ResponderExcluir