Like it?!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Tipos de Usuários do Facebook

Hohopa!!!

Este post é dedicado aos usuários do Facebook. Aliás, é engraçado como, de uma hora para outra, o facebook tornou-se popular no Brasil, substituindo o Orkut e muitos outros.

Em conversa com amigos, conversamos sobre alguns tipos de usuários desta rede social e, durante minha falta de sono, cheguei a 21 tipos. Na verdade ainda têm muitos mais, mas o Post iria ficar muito grande e nem eu leria até o final!


Lembrando que mais de um tipo pode ser aplicado a cada pessoa e para muitas outras redes sociais. Ei-los:

Capricho: Você sabe 1) qual música dos Beatles você seria?; 2) se você é bom de cama; 3) qual cidade do mundo você deveria morar?; 4) se você é mais paulista ou carioca?; 5) que droga você seria?; 6) que bebida você seria?; etc.... Ou seja, você entra no facebook pra ficar fazendo testes? Parabéns, você ainda é um pré-adolescente que lê Capricho!

Cardápio: Este é fácil... ocorre 70% das vezes nas pessoas do sexo masculino. Usa o facebook dos amigos (mais freqüentemente das amigas) como cardápio; ele começa a ver as fotos das amigas da galera e, com alto grau de interesse, puxa conversa, agita aquela baladinha, na expectativa que aquela amiga também vá. Ou é mais direto e manda uma mensagem particular: "ow quem é aquela? Tem namorado? Agita ela pra mim!"

Diário: Você é maníaco por publicar coisas no mural! "Acordei", "Vou tomar café da manhã!", "Cheguei no trabalho... mais um dia....", "PEIDEI!!!", "Na fila do cinema!". Enfim, não importa o que você publique, o teu facebook é um diário (Freqüênte parceria com o usuário Mobile).

Mobile: Você usa o FB do teu Smartphone, Android, iPhone, BlackBerry... É bem parecido com o usuário Diário, mas com a vantagem de publicar fotos. "Chegou o jantar! [foto]", "No trânsito [foto]", "Cagando! [foto]".

Carente: Esses são muito legais! Eles têm complexo de carência, coitados... 1) Você está no exterior e posta: "Na fila do McDonald's.... em IBIZA"; Tipo... não basta você ser um Diário, mas não... você TEM que dizer que Mc onde você está não é o de Itaquera, do Shopping Interlagos ou do Vila Carrão.... é o de IBIZA. Ou..... 2) Você está no exterior, se preparando para ir pra balada, com os teus amigos, vocês tiram uma foto no teu quarto onde o que aparece são, de fato, as pessoas e ponto. A legenda?? "Eu, o XX, e o YY fazendo esquenta pra balada no meu ap de PARIS"... a legenda é maior que a foto.  (Freqüênte parceria com o usuário Diário e Mobile).

Sumidos: O cara tem FB não sei porquê! Ele não deixa as pessoas postarem no mural deles, o cara nunca tá online e não tem foto nenhuma. De fato... COMO ele usa o FB eu não sei!

Fotógrafos: Você tem 67.391 fotos divididas em 67.391 álbuns. Os teus álbuns não são nada genéricos e são nomeados por data. Dispensa muitos comentários, mas brother... você tira foto de tudo e todos.. e posta tudo isso! (Freqüênte parceria com o usuário Carente, Diário e Mobile).

Deputado: Nesse caso, 67.391 é o número de amigos que você tem. Sério, se você se candidatar a Deputado Estadual e mandar corrente apenas para os teus amigos no FB, vc será eleito! Ou você é muito boa-praça e conhece muitas pessoas, de fato, ou você adiciona todas as pessoas que você viu na vida. Você para e pede informação na rua e adiciona o cara, você foi almoçar com os amigos e uma pessoa nova apareceu (você adiciona!), você pegou um taxi (e adiciona o motorista!).... afinal, dizer que "é amigo no facebook" é o mesmo que dizer "é minha mãe no The Sims"! Outra possibilidade é que você possa estar rodeado de Deputados que te adicionam, aí será o TEU número de amigos que será relativamente alto.

Comediante: Ele deve ser um comediante frustrado e usa o FB como palco para as suas platéias de standup. Ele sempre posta fotos, frases, vídeos ou qualquer material engraçado. A esperança dele é que, algum dia, seja descoberto no mundo virtual e faça sucesso de verdade!

Jogador: Estes são os mais odiados, na verdade! Você joga Colheita Feliz, Aquário Encantado, Social XXX, Mafia Wars, Farmville e muitos outros jogos bizarros do FB. O que você não percebe é que o mural das pessoas fica lotado com as vaquinhas que você comprou ou as armas que você conseguiu. Não bastasse o mural, você também lota as pessoas de solicitações pra jogar junto com você, ou você tem que distribuir X presentes para passar de nível e escolhe as pessoas que nem o jogo jogam! Você é muito chato!!!

Interativo: Você posta algo (não importa o quê) e em menos de 43segundos alguém "curte" e comenta a postagem. Esse tipo ocorre em maior número com as pessoas desempregadas e desocupadas. Mas eles são os grandes alvos dos tipos Diário, Carente e Mobile, afinal, o que seria deles sem o Interativo?

Bisbilhoteiro: Mais freqüente no sexo feminino (até mesmo porque o Bisbilhoteiro masculino, normalmente é  do tipo Cardápio, pois o objetivo é outro). É a pessoa que fica fuçando absolutamente TUDO da vida da pessoa: os amigos, as fotos, os posts, os comentários... mais uma vez... TUDO! O bisbilhoteiro é um Interativo potencial.

Velha fofoqueira: Está no páreo dos odiados, junto com os Jogadores! Pode ser facilmente confundível com o Bisbilhoteiro, mas ao invés de guardar para sí... ele sai espalhando as coisas e procura pessoas para criar intrigas e semear a discórdia.

Interesseiro: Pode ser Sumido ou não... mas ele só manda mensagem para as pessoas que lhe interessar, no momento que interessar. Pode ser combinado a todos os tipos, mas a exemplo do Cardápio, sabe aquela amiga feia que te adicionou e você não fala há uns 5 anos? Supondo que ela tenha uma nova amiga na faculdade que seja bem gostosa, o Interesseiro verá e logo mandará aquela famosa "E aí... como vc tá? Há quanto tempo!!". Outro exemplo é aquele amigo com quem você não fala há certo tempo. Eis que ele arranja um emprego e tem ingresso VIP na balada ou no jogo do Palmeiras... hahahah Seu interesseiro!!!!

Gringo: Você tem amigos ao redor do mundo todo e os teus posts são sempre em várias línguas. Tá se achando o Gringo, hein!!! Só cuidado pra não cometer muitos erros quando escrever em outra língua, se não vai ficar feio pra você!!

Revolucionário: Parece-se com o Comediante, mas desta vez, ele posta apenas notícias, faz comentários sérios e é totalmente contra o sistema. Você quer semear a discórdia, mas por uma boa causa.

Pensador: Ele não posta absolutamente nada além de frases e citações. Muitas são muito boas, mas broder... seja criativo... tem algumas frases que já passaram e viraram clichê. Vamos sempre mudar de repertório!

Mãe-Diná: Ele precisa de muita atenção. Ele quer falar alguma coisa, já tem a resposta, mas precisa da pergunta. Ele precisa falar alguma coisa, mas não basta falar... as pessoas têm que dar atenção pra ele. O post é mais uma conversa. Suponha que seja 4ª-feira de um dia normal e ele começa: - "Alguém vai viajar amanhã???". A resposta: - "Não, amanhã eu trabalho... que bad". A Tréplica é o que ele esperava: "Putz... eu tô indo pra praia e queria saber se alguém tá afim". Outro exemplo, é sábado e o cara tem que trabalhar: "Alguém vai trabalhar amanhã??". "Não, cara, amanhã é sábado, tô indo no Ibira". "Putz... que sorte hein... eu vou trabalhar amanhã das 5 da matina até as 9 da noite.... foda cara.... mas blz, a gente marca alguma outro dia."

Músico: Semelhante ao Comediante ou Revolucionário. Esse cara adora música e enche a tua página com vídeos do youtube com músicas diversas. Há dois tipos deste usuário, 1) o mero apreciador de música e 2) o músico frustrado que tem uma banda própria e usa o FB para divulgar a sua banda.

Mr. M: Como diria Cid Moreira "é um mistéééééério". Sabe aquele cara que e especialista em colocar frases só pra deixar as pessoas curiosas? Do tipo: "faltam 8 dias"... ou "amanhã a vai ser o dia". às vezes ele é também do tipo Carente, aí se juntar os dois ele postará "será?", "To mal", "pq?" ou "Nossa, mas que dúvida!"

Emissora: é o cara que acha que Facebook e Twitter são canais de TV e por isso, ele é responsável por gerar transmissão e conteúdo, 24h por dia. O brother faz tudo - e eu disse TUDO! - com facebook ligado. Assiste TV e faz comentários sobre o programa "nossa, mas o Faustão tá magro hein!" ou faz a vinheta do programa "gente, em breve vai começar House!". Isso quando ele não ou fala de outras coisas. Quando assiste a um filme e não pára de comentar, mas esquece que os outros talvez ainda não viram o filme e você está contando tudo pra eles "não, Jason! Não entre na porta do meio, a menina está embaixo da cama!!!!", ou "Adorei como o mocinho salva a mocinha na última cena!". Bastante recorrente nos usuários Diário e Mobile.

#Contexter: Esse é mala! Tudo - e eu disse TUDO! - que ele publica segue um "#". Exemplos não faltam: "nossa, não chego nunca! #trânsito" e "Nossa, que vestido feio o da moça da novela! #malgosto!". Pior que esses são só os  #EMOContexter porque eles têm muitos #feelings: "Transito #AnoNovoFeelings!", ou "Que sono! #VoltaDeFériasFeelings!", ou ainda "PQP! #RaivaFeelings!"

E aí... Se identificaram com muitos? Eu mesmo pensei muito em mim para identificar vários deles! Algum outro tipo que eu tenha esquecido?











Um comentário:

  1. Conhecimento de causa vc deve ter em muitos desses né Pinto!!!
    Esqueceu de colocar o tipo de usuário TALITA que são todos eles juntos!
    Ficou mara esse post !
    Bjos

    ResponderExcluir